Ir para o espaço? Para quê? Comer comida desidratada e aquelas pastas ruins... Mas isto está para mudar. Na ISS (International Space Station) já está em fase de testes um tipo de "horta espacial". A gravidade e as condições do ar lá são mínimas, ou seja, apenas obstáculos para as plantinhas. Mas aparentemente o sistema está funcionando.
O sistema, de nome Veggie, foi instalado na ISS esse anos, e de lá os astronautas estão plantando alfaces. Incrível (embora eu não goste muito de comer isso aí).
Eles pretendem testar o hardware de Veggie e ver se a comida produzida no espaço é consumível. Caso haja segurança em comer, teremos dado um grande salto para a humanidade. Ele, ainda este ano, irão colher, armazenar e congelar as plantas e mandar para Terra para que sejam analisadas.
Sem este tipo de tecnologia, o ser humano não será capaz de viajar grandes distâncias espaciais, como por exemplo chegar a alguns planetas mais longes.
A NASA ainda precisará descobrir metodos para as plantações mais complicadas, como o trigo, por exemplo, e Veggie ficará na ISS para que sejam feitos outros testes, como o plantio de rabanete, ou alguns legumes, coisas simples, mas uma enorme inovação.
Além disto tudo, a horta pode e vai funcionar como um tipo de terapia para os astronautas, que vão se sentir mais perto de casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário